Por meio das ações sábias e profundas e ao mesmo tempo humildes e singelas, foi que nosso grande amigo Jesus procurou nos mostrar a importância inefável do amor na vida das pessoas. Se talvez tivéssemos compreendido sua mensagem em todo seu esplendor não viveríamos em tal estado de penúria que se encontra o mundo atual.
Estamos rodeados por egoísmo desde que nascemos até quando morremos, o capitalismo vigente degrada os recursos naturais e a mente humana, esquece da igualdade e abandona os mais indefesos, torna os ricos mais ricos e os pobres mais pobres; a crueldade instalada no âmago da sociedade esta presente nos pequenos detalhes que provam ser a humanidade uma organização ainda tão ingênua a ponto de não compreender a simplicidade do amor e a clareza da razão.
Deixamos nossa vida ser guiada pelos lados supérfluos da ganância, do poder, do prazer momentâneo e do apego que em muito se diferencia do amor. Esquecemos das nobres palavras e ações dos sábios que vieram ao mundo na tentativa de salvar-nos de nós mesmos, ensinando-nos que a verdade está dentro de nós, ensinando-nos que devemos amar ao próximo como a nós mesmos e não fazer ao outro o que não gostaríamos que fizessem a nós, ensinando-nos que nada é absoluto, que a verdade é relativa e que a evolução é constante.
Aquele que encontra o prazer da vida em meio ao amor verdadeiro, sabe que o apego aos deuses que alienam a sociedade é algo desprezível; não vale a pena matar e morrer por dinheiro nem por glória, mais vale a pena amar e viver intensamente dedicando-se a caridade e a felicidade, sendo assim eternizado por suas ações e tranquilizado por não ter nada a se arrepender.
No dia de hoje convido a todos para uma reflexão interior, esqueçamos as religiões, os conflitos, as diferenças, as crenças, enxerguemos-nos como filhos de um único pai, destinados ao mundo com o propósito de vencer nossos maus instintos e adquirir a luz dia após dia, por meio de ações que reflitam o ideal imutável de "amar ao próximo como a si mesmo".
Estamos no caminho certo? Vale a pena dedicar-se unicamente ao arrecadamento de riquezas superficiais? Seria o resultado de um jogo de futebol mais importante que uma leitura edificante? Deveríamos esquecer do exemplo de Jesus e vivermos alienados como se tudo tivesse bem? Tenho certeza que não e faço o convite para que pensem no mesmo.
Jesus viveu e doou-se sem esperar nada em troca, teve fé e determinação, abraçou a cada pequeno irmão que apareceu diante dele suplicando por ajuda, mostrou pelas atitudes como deve-se agir para ser um homem digno, as diferenças para ele não eram problemas, pois são elas que formam o todo e o todo é Deus, portanto somos todos um só. Reflitamos sobre suas palavras, sobre suas ações, sobre seu amor, sobre sua fé, e se disso tudo conseguirmos absorver um pouco e aplicarmos no nosso dia-a-dia então muito cresceremos. Que esse grande amigo viva constantemente em nossos corações e seja eternizado pelas nossas ações e aprendizado, ele vive e viverá sempre representando o amor e humildade.
Lucas Machado
Lucas Machado
"Ama a teu próximo como a ti mesmo, e não faça aos outros aquilo que não quer que façam a ti" |
0 comentários